motion_

Você sabe o que é Motion Graphics?

Bom dia, amigos. Provavelmente vocês já devem ter escutado a expressão “MOTION GRAPHICS”, mas vocês sabem o que é? A tradução livre das palavras, do inglês para o português fica assim: MOTION = Movimento / GRAPHICS = Gráficos (Movimentos Gráficos).

Mas o que é Motion Graphics?

É uma Linguagem visual, verbal e sonora ao mesmo tempo, que mescla conceitos de design e cinema, através de um software. Sua principal característica é a movimentação de imagens temporizadas sejam elas Texto, Formas, Fotos, Vídeos, Ilustrações, 3d, etc.

Essa “parceria” entre design e cinema existe desde os anos cinqüenta, quando artistas gráficos foram contratados para desenvolver aberturas e créditos de alguns filmes, com a intenção de torná-los mais dinâmicos e causar  impacto visual em quem assistia.

Conforme os anos foram passando e a tecnologia aumentando, as técnicas foram se aprimorando, chegando ao que temos hoje, com softwares cada vez mais espetaculares, que facilitam o trabalho do profissional. O Motion Graphics é muito utilizado, principalmente em 3 áreas, que são elas: Cinema, Televisão e Vídeo Digital (vídeos clips, vídeo arte e cinematics para games).

Quem frequenta cinemas já deve ter percebido a inserção de alguns elementos visuais. Na televisão, o motion Graphics foi inserido em propagandas e vinhetas de programas, ele também está cada vez mais presente nos vídeos clips de diversas bandas e agora, domina a web e redes sociais com uma forma rápida e barata de fazer propaganda.

Motion Graphics x Animação

Não confundam Motion Graphics com animação. Em linhas gerais, animação trata-se de uma história linear composta de personagens com falas ou comunicação corporal, personalidade e vontades.

Em contrapartida, o motion graphics, apesar de também seguir um roteiro, não possui essas características humanísticas. Trata-se de elementos visuais em movimento podendo ou não ter um sentido lógico, exemplo: A vinheta do Canal Porta dos Fundos.

Quais são os softwares que você pode utilizar?

Para criação de Motion Graphics você pode utilizar os seguintes programas: Flash, In Design, After Effects, Toon Boom e softwares voltados para o 3d. O mais utilizado e o mais indicado, com certeza é o After Effects.

Cursos que você pode fazer

Existem cursos online e cursos presenciais, indicamos que você procure um curso presencial, pois você tem contato com o profissional e ele pode tirar todas as suas dúvidas. Como mencionamos acima, o curso mais procurado é o de After Effects, mas caso você não goste do programa ou simplesmente deseje aprender por outro software, você pode optar pelo cursos de Flash, In Design ou de 3ds.

A Futura Imbatível lançou esta semana a nova campanha Coração de Mãe e o vídeo de apresentação foi criado através do After Effects, com as características do Motion Graphics. Confira como ficou e após assistir o vídeo (https://youtu.be/0imL7z0PMpI) , não esqueça de dar um “joinha” e se inscrever no canal. Abraço!

Equipe Futura Imbatível
www.futuraimbativel.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *