futura-blog-01-v03

Três dicas valiosas para evitar problemas na sua impressão

Muitos dos problemas de impressão são causados por erros no envio de arquivos. Em diversos casos de descuido, podem conter conflitos de cores, e outros pontos que impossibilitem a impressão correta.  Conheça os três erros mais comuns e saiba como evitá-los:

Dica 1: Diferença nas cores

Dentro do padrão de cores, existem dois tipos: CMYK e RGB. O padrão RGB é usado em monitores de TV, computadores e até celulares. Ele está relacionado diretamente ao espectro de luzes vermelhas (Red), verde (Green) e azul (Blue) que, quando somadas em suas diversas proporções, criam uma tonalidade de cor visível ao olho humano. Para tanto, a soma de cada uma destas luzes na mesma proporção forma a tonalidade branca. Já o padrão CMYK trabalha em impressoras com tintas Ciano, Magenta, amarelo (Yellow) e preto (black ou Key). Diferentemente do RGB, a soma total de suas tonalidades forma a cor preta. Na produção de material gráfico para impressão, é preciso converter os arquivos para CMYK para uma total fidelidade de cores entre o trabalho planejado e aquele a ser exibido em papel.

Há também questão de padronização das informações das cores, elas seguem essas 5 variantes:

– 1×0: arquivos que possuem a frente em preto e branco, já o verso não tem cor.

– 1×1: adota impressão preto e branco na frente e verso.

– 4×0: a frente é impressa em cor, já o verso ficará em branco.

– 4×1: tem frente colorida e verso preto e branco.

– 4×4: possui frente e verso coloridos.

Dica 2: Linha impressa no arquivo

As linhas guias existem para auxiliar o trabalho do designer no alinhamento de elementos e textos. As linhas coloridas dos objetos (verde, vermelho e azul) são para orientação das margens de segurança, refile e formato final.  Mas fique atento na hora de enviar o layout para impressão: é recomendada a desativação e exclusão desses recursos, evitando assim que elas sejam impressas na peça por engano.

Dica 3: Tombo para mais produtos

Para produções de cartões de visita, flyers, folhetos, postais, e alguns outros formatos, é importante prestar atenção ao posicionamento da frente e do verso do arquivo, fazendo com que a impressão esteja adequada para montagem final.

O arquivo, quando desenvolvido na vertical, deve ser tombado. Mas o que isso significa? Tombar, nada mais é, do que o processo de rotacionar o layout.

E como tombo meu arquivo?

A parte da frente, deverá ser rotacionado 90° para a esquerda, e o verso, 90° para a direita. Caso o seu cartão possua verniz localizado, você deverá repetir o processo nas mascaras de Verniz Localizado.

A máscara de verniz  deverá ser enviada na sequência de páginas abaixo:

Pág 01 – Frente

Pág 02 – Verso

Pág 03 – Frente Verniz

Pág 04 – Verso Verniz

Conforme exemplo abaixo

tutorial-futura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caso o seu cartão tenha sido desenvolvido horizontalmente, você deve apenas manter o lado direito da frente paralelo ao lado esquerdo da versão.

E para os formatos menores?

Se o formato for menor que o padrão, é preciso fazer o download do gabarito padrão para cartões de visitas. Na parte da frente, deve alinhar layout ao topo a esquerda e com o verso alinhar ao topo a direita. Conforme exemplo abaixo:

 

tutorial-futura2

 

 

 

 

 

 

 

 

E seu o cartão possuir um formato muito diferente?

Sem problemas, a Futura está aqui para te ajudar! Entre em contato e vamos auxiliá-lo 😉

32 comentários em “Três dicas valiosas para evitar problemas na sua impressão

  1. Pessoal, muito bom o artigo, gostei!
    Não sabia essa informação sobre o tombo. Ainda bem q eu nunca precisei, mas agora quando precisar, vou fazer certo! Obrigada! :o)

    Uma dúvida: quando falam da padronização de cores:
    – 1×0: arquivos que possuem a frente em preto e branco, já o verso não tem cor.
    – 1×1: adota impressão preto e branco na frente e verso.
    – 4×0: a frente é impressa em cor, já o verso ficará em branco.
    – 4×1: tem frente colorida e verso preto e branco.
    – 4×4: possui frente e verso coloridos.

    Quando falam de 1 cor ser preto (e branco), pode ser outra cor também, né? Por exemplo, posso usar um vermelho. Posso querer que aquele lado de 1 cor seja qualquer cor, não exatamente preto? E posso usar tonalidades daquela cor? Por exemplo 40% de vermelho.

    1. Olá, Lilian! Na linha Viva 1 Cor que abrange os impressos 1×0 e 1×1 utilizamos somente a tinta preta – que é uma das características desta linha. Você pode usar variações de tonalidade baseadas na tinta de cor preta ex: 10%, 20%, 30% e assim por diante. Para utilização da cor vermelha por exemplo, você deve comprar folhetos da linha Offset 90g (link dos produtos) que permitem a impressão de até 4 cores juntas na frente – caso compre produtos 4×0 ou frente e verso – caso compre produtos 4×4. 🙂

  2. Essa dica do tombo foi excelente mesmo. Ainda não precisei utilizar, mas com certeza teria dificuldade. Mas agora está bem esclarecido. Obrigado Futura!

  3. Com relação aos tombos. Pelo que entendi, só é preciso fazer nas impressões frente e verso de panfletos e cartões na vertical. Mas não fica mais fácil voces fazerem isso aí na maquina e a gente mandar a arte sem o tombo, pois pode haver confusão no procedimento.

    1. Olá Silvio, muito obrigado pelo seu retorno. Sim, o tombo geralmente é aplicado em impressões Frente e Verso montados no eixo vertical. Existem clientes que realmente necessitam do impresso com tombo invertido para fins promocionais e por este motivo pedimos aos clientes enviarem o tombo de acordo com o projeto gráfico idealizado para que não ocorram erros de interpretação por parte de nossa equipe de recepção de arquivos. Mas se por acaso tiver alguma dúvida sobre o tombo de um dos seus projetos, não deixe de nos contatar através dos nossos meios de comunicação que teremos o maior prazer em solucionar suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *