materia1

Artigo | Entendendo os Gabaritos

Olá, Revendedor Imbatível.

A Futura Imbatível investe em nossa parceria, por isso iremos disponibilizar a partir de agora, artigos para ajudar no seu dia a dia. Para isso, convidamos ninguém menos que nosso Gerente de Pré-impressão para escrever semanalmente, um artigo para você. Vamos começar!

Entendendo Gabaritos

O uso dos gabaritos é essencial para minimizar e prevenir os problemas de arquivos reprovados e impressões em não conformidade. Para que seu arquivo chegue com qualidade e velocidade à produção, destaco a importância do uso correto dos gabaritos na hora da criação dos arquivos. Seguindo as dicas abaixo seu cartão de visita ou flyer chegarão sem maiores problemas a produção e você poderá desfrutar de todo o diferencial que somente a gráfica Futura Imbatível pode proporcionar a você.

Todo produto disponibilizado em nosso e-commerce (www.futuraimbativel.com) tem em destaque o gabarito a ser utilizado para criação de seu material, basta fazer o download e começar. Ao abrir o gabarito, que é disponibilizado para os aplicativos Corel Draw e Illustrator, você encontrará 03 guias coloridas que farão toda a diferença na montagem se seu cartão de visitas, flyers ou panfletos.

01_cartao_linhas_guia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A linha guia verde determinará a área em que devemos colocar todas as informações relevantes do arquivo como textos, números de telefone, nome, cargo, etc. Cabe a você ou ao designer distribuir todas as informações pertinentes do cartão de visitas, folhetos ou flyers de maneira harmoniosa, obedecendo esta área.

 

A linha guia vermelha ilustra a área final de seu arquivo. Isto é: a medida final que terá seu impresso após o corte. Todas as informações além desta área serão descartadas após o corte. É importante que você, ao criar seu cartão de visitas ou flyers não disponha de informações relevantes além desta área.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já a linha guia azul determina a área se sangria. Esta área é reservada a ilustrações e imagens de planos de fundo de sua arte que podem ser cortadas no acabamento do material. Lembre-se de não colocar informações importantes nessa área.

 

A parte mais delicada de qualquer impresso é a área de sangria. Nesta área contém informações que fazem parte da arte, mas não farão diferença em sua exclusão após o corte. A área de sangria entende-se da medida final do arquivo (representada pela linha vermelha) até a linha azul.

No exemplo abaixo temos a visualização da a área de sangria já refilada. Note que o fundo foi separado sem comprometer informações importantes do arquivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E temos o cartão de visitas devidamente refilado.

Espero que o texto ajude você a sanar as dúvidas referentes aos gabaritos. Dúvidas, deixe um comentário abaixo.

Sobre o Autor:

Claudio Coutinho Claudio Coutinho
Gerente de Pré Impressão
Apaixonado por Pré Impressão e sistemas de automação. Paulistano, amante de música e tecnologia.

22 comentários em “Artigo | Entendendo os Gabaritos

  1. Olá Claudio Bom Dia, Tudo Bem ?
    O artigo publicado é de extrema importância!
    Poderia dispor do artigo em PDF ?
    Seria possível ?

    1. Oi, Edson!

      Nós salvamos os Gabaritos em Corel 13, mas você pode abrir normalmente no Corel 5.
      Caso tenha havido algum erro, por favor nos retorne para que possamos enviar, se for esse o caso, nos mande o link do produto no site, ok?

      Estamos à disposição.

  2. Aquelas frases que existem dentro dos gabaritos (LOGOTIPO/INFORMAÇÕES DE LAYOUT)
    Elas podem ser tapadas com uma cor branca ou um fundo quando houver ou existe uma maneira de apaga-las?

  3. Olá
    Minha única dúvida é se deixamos essas linhas no PDF ou se apagamos.
    Já tive arquivos reprovados porque tinha linha e porque apaguei as linhas, depende do operador isso têm mudado. Qual o correto?

    1. Oi, Cristiano!

      As guias sempre apenas para orientação e desenvolvimento da sua arte, você pode enviar o arquivo sem elas, mas caso envie, temos uma equipe, responsável pela verificação dos arquivos, que retira para você.

      Estamos à disposição.

    1. Olá, Ezequiel!
      Pode segui as mesmas orientações de medida e margens de segurança aplicadas em nossos gabaritos. Normalmente 1mm de sangria para cada lado e 2,5mm se margem de segurança. Em breve teremos gabaritos em Photoshop, fique ligado! 😉
      Caso tenha alguma dúvida a respeito, estaremos aqui para ajudar.

    1. Olá, Lucas! Como vai?
      Em questão as margens de segurança e sangria, aconselhamos a deixar no banner com ilhós e bastão 3,5cm de margem de segurança em cada lado e mandar o banner sem sangria no formato final que for comprado.
      Qualquer dúvida, a equipe Imbatível esta à disposição! 😉

  4. bom dia, no caso em que eu prepare o arquivo em corel, eu preciso transforma-lo em curvas antes de transformalo em pdf-x1a? ou posso transformar em pdf sem transforma-lo em curvas, pergunto isso pela necessidade de manter o arquivo original caso o cliente queira mudar no futuro, obrigado

    1. Olá, Marco! Você deve converter antes de fechar o PDF. Depois que publicar o PDF no corel, você pode voltar e salvar o arquivo original em Corel para edições futuras. Os passos são: Converte os textos em curvas > publicar o PDF depois de salvo > aperte CTRL + Z para voltar a conversão em curvas e manter o CDR salvo com fontes originais para edição. O PDF se trata de um arquivo para Gráfica. Você pode manter o Corel editável depois.
      Esperamos ter ajudado. Qualquer dúvida, conte com a equipe da Futura Imbatível! 🙂

  5. Olá,tudo bem. Gostaria de saber se teriam como vocês me enviarem os gabaritos de cartões de visitas com corte especial e imã de geladeira com cortesespeciais em PDF? Pois não tenho corel nem Ilustrator. Ou se vocês tiverem outra dica pra mim, ficaria feliz. Obrigado

    1. Olá, Fabio!

      Ainda não temos gabaritos em .PDF para todos os produtos. Porém, se você desejar podemos enviar para seu e-mail o arquivo convertido conforme o produto que você desejar. Só precisamos saber qual variação exata você quer, exemplo: 4×0, 4×1 e 4×4 e também as opções de acabamento.
      Recomendamos essa ferramenta aqui: http://www.zamzar.com/. Ela realiza conversões de vários formatos de arquivos e é bem precisa na conversão do .AI para .PDF.
      Qualquer dúvida, conte com a equipe da Futura Imbatível! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *