blog

Cuidado para não irritar o Cliente

Bom dia, amigos. Quem nunca atendeu um cliente irritado? Muitas vezes a culpa nem é do revendedor, ele está estressado com coisas do cotidiano e acaba descontando no primeiro que vê pela frente, mas é preciso ter jogo de cintura para não perder a venda e não cair na “pilha” do cliente. Em diversas postagens aqui no blog, demos dicas de como fazer uma boa venda, como atender bem o cliente e como realizar um PÓS VENDA impecável. Tudo isso é importante, mas durante o processo de negociação, as vezes, o revendedor (mesmo sem perceber) acaba irritando o cliente e esse é o tema da matéria de hoje. Confira algumas situações que você faz sem perceber e irrita profundamente alguns clientes:

1 – Falar mais do que deve.

Para ser um bom vendedor é preciso se comunicar bem, mas isso não significa que deve exagerar na fala. Quem fala mais do que deve, acaba perdendo a venda! As vezes o cliente está precisando apenas de um cartão de visita e o representante tenta convencê-lo de comprar outros produtos e isso acaba irritando o cliente. É preciso saber analisar cada situação para não passar como vendedor chato.

2 – Revendedor acelerado

Todos nós sabemos que tempo é dinheiro, ainda mais para quem trabalha por conta própria. Quanto mais tempo ficar parado, mais dinheiro se perde, mas isso não quer dizer que você deve pressionar o cliente para que ele feche logo o pedido. É necessário ter paciência e ser objetivo! A maioria das pessoas realiza a venda já pensando no lucro que vai receber, por isso, tenta antecipar a venda para que a grana entre antes de sexta-feira e para que consiga efetuar o pagamento das contas que estão pra vencer. Fazer a venda na correria nem sempre é vantajoso, ainda mais se ocorrerem devoluções dos pedidos. Fique atento e seja paciente!

3 – Não conhecer o produto que está vendendo.

Já se fez a pergunta se você é um vendedor ou um “fechador de compras”? Pois é, basicamente a diferença entre os dois é o conhecimento. O vendedor deve estar preparado para tirar todas as dúvidas possíveis que o cliente tiver e sabe explicar com propriedade todos os questionamentos, já o “fechador de compras” é o cara que vende mas não sabe o que está vendendo.

4 – Vendedor insistente

Essa é uma prática muito comum. O Vendedor liga oferecendo o produto, o cliente educadamente recusa, ele passa pela loja e aproveita para oferecer novamente o produto e mesmo com a recusa do cliente, continua insistindo, e não percebe a hora certa de parar. Claro, que uma das qualidades quem mais chamam a atenção em um profissional de vendas é a capacidade que ele tem de convencer as pessoas de comprar determinado produto, mas tudo tem um limite. Tome cuidado com esses casos, as vezes você está sendo inconveniente e não percebeu.

5 – Esquecer totalmente o PÓS VENDA

Se você é do tipo de vendedor que não está nem ai para o PÓS VENDA, possivelmente irritará o cliente, principalmente se o serviço saiu errado e você não ofereceu o suporte necessário que o cliente precisa. Realizando o pós venda, além de você ganhar um ponto com o cliente, você já está adiantando a próxima venda, pois passou uma boa impressão!

Nunca trate um cliente com indiferença só porque o estabelecimento dele é considerado pequeno. As vezes esse “pequeno cliente” pode lhe trazer muito lucro sem lhe causar dores de cabeça e principalmente, sem tomar o seu tempo.

Equipe Futura Imbatível
www.futuraimbativel.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *