comicsanspolimica

A fonte mais polêmica do mundo!

Bom dia, Imbatíveis. Tudo certo? Natal está chegando, hein!? Estão preparados?

Hoje falaremos sobre a fonte mais polêmica do mundo, para não dizer a mais odiada, por designers e simpatizantes do design. Se você pensou na Comic Sans, parabéns, acertou!

Primeiramente vamos explicar como surgiu a fonte, para depois tentar entender o motivo de tanta polêmica.

Como surgiu:

Em 1994 a Microsoft decidiu que precisava de novas fontes tipográficas, foi ai que solicitaram ao seu designer, Vicente Connare, que as criasse.

Vicente aceitou o desafio e em sua busca por inspiração encontrou o Microsoft Bob, que era aquele cachorrinho que aparecia no canto da tela para ajudar os usuários menos experientes e as crianças. Junto com o cãozinho, surgia um balão com algumas escritas e utilizavam a fonte Times New Roman. Connare achou aquilo horrível, pois se tratava de uma fonte mais séria, que não tinha o menor carisma, foi ai que decidiu criar uma fonte mais simpática para o público que utilizava aquele programa. Nascia assim a Comic Sans, uma fonte que imitava aquelas usadas em revistas em quadrinhos e que também continha elementos da escrita à mão.

Motivo do ódio:

Muitos designers odeiam a Comic Sans, mas você sabe como isso começou?
Depois de sua criação, a fonte passou a ser usada indiscriminadamente, ou seja, sem critério algum.

O jornal Boston Phoenix fez uma reportagem sobre o uso generalizado da fonte, especialmente sobre seu uso inapropriado para assuntos sérios. A repercussão da matéria foi tanta, que dois designers (Dave e  Holly Combs) criaram uma campanha, em seu website, pedindo o fim da Comic Sans.

Como vocês devem ter percebidos, a campanha não surtiu efeito, pois a Comic Sans está disponível até os dias de hoje. A única coisa que os dois conseguiram, foi despertar o ódio de muitos designers pela fonte.

Separamos alguns logos que foram adaptados para a Comic Sans:

atari

 

 

 

 

 

 

 

xbox

 

 

 

 

 

 

 

 

Superman

 

 

 

 

 

 

 

mms

 

 

 

 

 

 

 

Megaupload

 

 

 

 

 

 

 

kodak

 

 

 

 

 

 

 

varias

 

 

 

 

 

 

 

FUTURA COMIC

 

 

 

 

Curiosidades:

* O site criado pelos dois designers para combater a fonte, ainda está ativo, confiram neste link: http://bancomicsans.com/

* Existe o pessoal que defende a Comic Sans, veja o link: http://comicsansproject.tumblr.com/

* O Vaticano preparou um álbum online de 62 páginas para homenagear o então PAPA Bento XVI e adivinhem a fonte que eles utilizaram? Sim, essa mesmo que você está pensando. Inclusive na último página do álbum está a carta de renúncia do PAPA. Acesse através deste link: http://www.vatican.va/bxvi/omaggio/index_po.html

* Em 2012 rolou um abaixo-assinado, que inclusive foi apoiado pelo criador da Comic Sans, Vincent Connare, sugerindo a troca do nome da fonte para Comic Cerns, logo após o Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN), apresentar o Bóson de Higgs, utilizando a fonte Comic Sans nos slides.

* Comics em inglês significa: Histórias em quadrinhos

* Vincente Connare também é o criador da fonte Trebuchet e de alguns dos Wingdings.

Polêmicas a parte é importante ressaltar que a escolha de uma boa fonte na criação de um logotipo, é primordial para o sucesso da marca.

Até a próxima, amigos!

Equipe Futura Imbatível
www.futuraimbativel.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *