6_-coisas_que_voce_precisa_saber_antes_de_revender_impressos

6 coisas que você precisa saber antes de revender impressos

Impressos promocionais são velhos conhecidos de designers gráficos e arte-finalistas. Porém, preparar e fechar os arquivos para impressão não é o único desafio desses profissionais.

Antes de começar um trabalho de revenda, é importante estar atento a alguns cuidados e detalhes. É necessário ter conhecimento mínimo em vendas, finanças e organização de tempo, além de saber lidar com todas as preocupações de um negócio próprio.

E para te ajudar a dar o primeiro passo, ressaltamos alguns pontos importantes que você deve aprender nesse estágio inicial.

Confira as 6 coisas que você precisa aprender antes de revender impressos promocionais. No final, uma dica bônus.

 

  1. Freelancer ou autônomo

 

Freelancers e autônomos são profissionais independentes, porém com mercados de atuação distintos.

 

Representantes de vendas, por exemplo, são ‘autônomos’, enquanto programadores e profissionais de comunicação se intitulam ‘freelancers’.

 

  1. Principais características do profissional autônomo

 

Para se dar bem como representante é imprescindível ter conhecimento técnico na indústria gráfica. Porém, para se dar bem na carreira você precisa:

– Ser disciplinado

– Ser multidisciplinar

– Ser organizado

– Ser proativo

– Ter automotivação

 

  1. Locais de trabalho e reuniões

 

Na maioria das vezes, os representantes gráficos fazem um trabalho ativo, prospectando e visitando clientes.

 

Para preparar orçamentos, revisar as tarefas do dia e fazer as solicitações na gráfica online, um ambiente reservado e confortável, em casa, é o suficiente.

 

Porém, se você identificar a necessidade de receber clientes os espaços de coworking – locais compartilhados por vários profissionais, é uma ótima opção.

 

Bibliotecas, cafés e outros espaços públicos podem ativar sua criatividade e reacender sua motivação.

 

  1. Composição do preço

 

Para fixar o valor a ser cobrado pelo impresso, lembre-se que é preciso obter lucro, porém sem estimular a compra, ou seja, deve ser atrativo para os clientes.

 

Preços muito baixos podem depreciar o produto aos olhos dos compradores. Portanto, nada de cobrar barato ou fazer a arte do cartão de visita de graça para conquistar o cliente ou adquiri experiência.

 

  1. O portfólio é fundamental

 

O portfólio é uma ferramenta essencial para destacar a qualidade do seu trabalho, seja ele de criação ou impressão.

 

Possui um material de apoio completo e bem estruturado, com flyers, bloco de pedidos, cartão de visita e outros itens demonstra profissionalismo.

 

Mas atente-se para a apresentação, atualização e conservação dos itens.

 

  1. Profissional autônomo tem direito a aposentadoria?

 

Sim, desde que esteja devidamente legalizado.

 

Profissionais com empresa aberta, no formato MEI – microempreendedor individual, tem direito a salário ao se aposentar.

 

Além disso, esses profissionais tem direito à benefícios como auxílio doença e salário maternidade. E a família dele pode contar com pensão por morte e auxílio reclusão.

 

Agora que você já sabe o essencial sobre a profissão de autônomo e esta pronto para começar a planejar suas ações, atente-se para as exclusividades do mercado gráfico.

 

  1. Produza suas artes de acordo com as orientações do fornecedor, seguindo as instruções do tutorial e de acordo com os gabaritos.

 

  1. Acompanhe seus pedidos regularmente a fim de evitar surpresas com o prazo final de entrega.

 

  1. Atente-se para os prazos de produção e entrega e não prometa para o seu cliente se não puder cumpri-los tranquilamente.

 

  1. Ficou com dúvida? Entre em contato com a Central de Atendimento, sem constrangimentos. Faça todas as perguntas e observações que julgar necessário e só conclua a compra se sentir-se confortável com os procedimentos da gráfica.

 

Seguindo essas orientações básicas, com certeza você terá sucesso como revendedor gráfico. E com dedicação, você é capaz de transformar esse ‘freela’ na sua principal fonte de renda.

 

E se você tem alguma dica ou quer acrescentar informações, compartilhe conosco. Queremos saber como você começou ou esta se programando para começar seu próprio negócio de revenda.

7 comentários em “6 coisas que você precisa saber antes de revender impressos

  1. Ótimo trabalho, e detalhe não é repetitiva. isso acontece com todos, até mesmo não cobrar a arte que detalhe importante. poderia ter mais dicas a respeito. parabéns gostei da leitura. Carlito

  2. “(…) é importante estar atendo a alguns cuidados e detalhes.”
    Erros de português comprometem textos e artes. É importante estar ATENTO a isso… (rs!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *